Os moradores do Alto do Monte Alegre em Gandu realizaram patrolamento e cascalhamento da estrada. Segundo eles, cansaram de esperar e por conta própria arcaram com a manutenção um trecho.
Um dos moradores do local e produtor rural, Isaac Oliveira, relata que a ladeira é muito ingrime e as 'valetas' estavam dificultando o trânsito de veículos. Na maioria das vezes, principalmente em época de chuva, deixava o carro ou moto e subia a pés.
São cerca de 11 quilômetros de extensão do Alto do Monte Alegre até a Pedreira, onde há buracos. No entanto, moradores se uniram e pagaram a quantia de R$ 550,0 para fazer o rebaixamento e o cascalhamento apenas de um trecho mais crítico concentrado na ladeira.
Ao Repórter Bahia, Isaac Oliveira fala dos constantes assaltos que geram insegurança a todos. Por isso, todos reivindicam mais atenção das autoridades competentes.
Apesar de cobrar do poder público os moradores entendem que no período da chuva o problema aumenta, mas entendem também que precisa de devidos cuidados para evitar que uma senhora de mais 60 anos suba a ladeira com compras pesadas porque o carro não conseguiu subir, conforme disse, Isaac sobre o que aconteceu com a sua mãe. Sendo oito dias antes das eleições municipais de 2020 a última manutenção.