O comércio de Gandu abriu as portas na manhã deste sábado (3), no entanto foram obrigados a fecharem por conta das medidas restritivas do governador Rui Costa (PT). A polícia militar pediu por volta das 9h o fechamento.
Aos sábados o movimento do comércio é menor e funciona até as 13h. Diferente de outras ocasiões, o faturamento não agrada e a evasão de clientes preocupa os comerciantes.
Para o governador, restringir o horário dos estabelecimentos diminui a circulação de pessoas e evita o contágio do coronavírus. Em contrapartida, o número de casos ativos em Gandu é de 21 e de um paciente internado.
Segundo o boletim de sexta-feira (2), dos 3.158 leitos ativos, 2.371 estão com pacientes, o que representa uma taxa geral de ocupação de 75%.
O Repórter Bahia conversou com alguns comerciantes e comerciários e falaram que esperam que o governo reveja sua decisão, tendo em vista a possibilidade de colapso da economia e de agravamento da situação da população mais pobre, com o risco de consequências sociais muito sérias.
Eles consideram que a recente evolução da pandemia é motivo de preocupação, mas que novas medidas para reduzir seu impacto devem levar em conta que o comércio não pode ser responsabilizado por essa situação. Eles consideram também que, necessitam de diálogo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), com a Câmara de Vereadores e com o governo executivo.
* Anuncie conosco. Já são 18 meses e temos 1.650.117, (um milhão, seiscentos e cinquenta mil e cento e dezessete visualizações).