Moradores do bairro Renovação 1 e 2, Matadouro, Bela Vista e Teotônio Calheira, reclamam da falta de saneamento básico e asfalto ou calçamento. Um deles ainda denunciou a infestação de ratos nas casas.
Um dos piores problemas, o esgoto, pode ser encontrado exposto nos bairros que não possuem saneamento. "Além do odor insuportável, o esgoto transmite doenças", diz Gilene de Jesus, moradora do Renovação 2. Ela ainda afirma que, o esgoto começa no bairro Birreiro, passa entre a divisa da propriedade rural Manoel Libânio da Silva com o Teotonio Calheira, Renovação 2 e termina no rio da cidade.
Conforme os últimos dados registrados pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab), 43% da população vive em cidades sem rede de tratamento de esgoto. No norte do país, esse número sobe para 90%. Enquanto no Sudeste, apenas 17% dos cidadãos não têm acesso ao serviço. Os dados da água são mais expressivos: 83,3% dos brasileiros têm acesso à água tratada, de acordo com o Instituto Trata Brasil. Entretanto, ainda restam 35 milhões de pessoas sem este serviço no país.
Fonte: Repórter Bahia