Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Vacina Covid-19

Secretária de Saúde de Gandu, Ludimille Barbosa esclareceu sobre a vacina Covid-19 e que as doses chegarão aos poucos

Ludimille S. Barbosa reforçou que as pessoas podem ficar tranquilas que dentro do cronograma e com a chegada das vacinas todos serão vacinadas sem exceção.

Imagem de destaque da notícia

A Secretária de Saúde de Gandu explicou ao Repórter Bahia que a primeira fase da vacinação contra a Covid-19 terá como público-alvo os profissionais de saúde e os idosos acima de 75 anos. Inicialmente, as 250 doses destinadas a Gandu são aplicadas em pessoas da linha de frente.

Obedecendo criteriosamente o cronograma do Estado, em Gandu as primeiras doses foram aplicadas aos profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), do Hospital João Batista Assis, Posto Covid, motorista de ambulância e demais postos de saúde.

Ainda em relação ao público-alvo, a secretária esclareceu que o segundo grupo prioritário também é formado por idosos acima de 60 anos que estão em abrigos ou em asilos. Neste caso, trata-se, de municípios como Wenceslau Guimarães, Teolândia e Valença que se enquadram no grupo com lares especiais para a terceira idade ou que possuem quilombolas.

Gandu é responsável pela distribuição das vacinas para 12 cidades que fazem parte do Núcleo Regional de Saúde (NRS). São; Piraí do Norte, Nova Ibiá, Wenceslau Guimarães, Teolândia, Valença, Taperoá, Camamu, Cairú, Nilo Peçanha, Ituberá e Igrapiúna.

Ludimille S. Barbosa reforçou que as pessoas podem ficar tranquilas que dentro do cronograma e com a chegada das vacinas todos serão vacinadas sem exceção.

Segundo o plano nacional de imunização do governo, as prioridades da campanha de vacinação são:

  • trabalhadores da área de Saúde;
  • idosos (acima de 60 anos);
  • indígenas;
  • pessoas com comorbidades;
  • professores (do nível básico ao superior);
  • profissionais de forças de segurança e salvamento;
  • funcionários do sistema prisional;
  • comunidades tradicionais ribeirinhas;
  • quilombolas;
  • trabalhadores do transporte coletivo;
  • pessoas em situação de rua;
  • população privada de liberdade.

De acordo com o plano nacional de imunização, as três primeiras fases incluem os seguintes grupos:

Primeira fase: trabalhadores de saúde; pessoas de 75 anos ou mais; pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas; população indígena aldeado em terras demarcadas aldeada; povos e comunidades tradicionais ribeirinhas.

Segunda fase: Pessoas de 60 a 74 anos.

Terceira fase: pessoas com comorbidades

Eficiência da vacina

Tomar só uma dose não é suficiente para a imunização, é necessário tomar a segunda dose. Mas essa segunda dose está prevista de duas a quatro semanas depois de tomar a primeira. Quando a pessoa receber a primeira dose ela já sabe quando é que vai estar agendada a sua segunda dose. Por isso é importante a gente manter as medidas de segurança, como o uso de máscara e a higienização das mãos.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis