A Petrobras informou nesta ontem (15) que vai reduzir os preços da gasolina em suas refinarias em 4% a partir desta sexta-feira (16). Já os preços do diesel não serão alterados, segundo a estatal.
A redução no valor do litro vem após três altas seguidas na gasolina, e é a segunda alteração de preços este mês - em 10 de outubro houve alta de 4% nos preços. No mesmo dia, a Petrobras também elevou em 4% o preço do diesel.
Histórico de preços
Os preços dos combustíveis caíram fortemente a partir de março, em meio aos impactos da pandemia de coronavírus sobre o mercado de petróleo e combustíveis, e chegaram a tocar mínimas abaixo de 1 real por litro em meados de abril antes de voltarem a subir.
Dados do IBGE mostram que o preço da gasolina subiu 1,95% em média no país em setembro, mas seguiu acumulando queda de 4,10% nos 9 primeiros meses do ano.
"Entre julho e agosto, o preço médio da Petrobras correspondeu a cerca de 30% do preço final ao consumidor nos postos de combustíveis", se defende ainda a companhia, que destaca que as revisões de preços feitas pela estatal podem ou não se refletir no preço final ao consumidor.