A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para pacientes que apresentarem quadros virais e sintomas característicos do coronavírus, foi inaugurada na noite de desta sexta-feira (14). A cerimônia contou com a presença do Secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas que, afirmou sobre a pretensão do governo baiano em transformar a saúde ganduense e das cidades vizinhas semelhante ao modelo de Ilhéus e Itabuna.
Com nove leitos, sendo dois para o atendimento a pacientes críticos, a unidade será referência para cerca de 320 mil habitantes de doze municípios. "Além de enviar equipamentos, a Secretaria da Saúde do Estado destinará R$ 320 mil para o funcionamento da UPA", afirma Vilas-Boas.
Esteve presente na cerimônia, os prefeitos Carlos Alberto Liotério de Wenceslau Guimarães (Kaká), Everaldo Souza Santos de Piraí do Norte (Val), José Murilo Nunes de Souza, de Nova Ibiá (Murilo) e a Coordenadora do Núcleo Regional do Sul da Bahia. Além das secretárias de saúde, Ludmille Sampaio Barbosa, de Gandu, e Nívea Nunes de Nova Ibiá.
Para celebrar a abertura da UPA o prefeito Leonardo Cardoso juntamente o secretário estadual de saúde, fizeram o ato simbólico oficial da faixa de inauguração. Após isso, se dirigiram até a sala interna onde homenagearam in memoriam o Engenheiro Civil, Kleison Rosas, responsável pelo projeto de reestruturação física da UPA.
Estrutura montada
Com espaço subdividido, por meio de acesso independente, a UPA é composta por estrutura física equipada e recursos humanos qualificados para efetuar avaliação e atendimentos aos pacientes que apresentarem quadros virais e sintomas característicos do coronavírus.
Contando com aporte de ala exclusiva, a unidade possui nove leitos, sendo dois para pacientes críticos. Os leitos possuem 2 metros de distância entre eles, no intuito de evitar contaminação cruzada entre os pacientes.
A unidade está equipada com oxigênio, monitor, multiparâmetro, respirador, oxímetria, bomba de infusão, Para o atendimento do paciente que apresentar instabilidade ou gravidade no quadro clínico, será encaminhado para sala de urgência, com leitos de tratamento semi intensivo.
Ainda não está instalado a rede de gás para os respiradores que estará pronta em breve, conforme foi afirmado pela equipe responsável, ao ser questionado pelo secretário estadual de saúde.