Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Saúde

UPA é inaugurada em Gandu com a presença do Secretário de Saúde da Bahia

O Secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas que afirmou que o governo baiano pretende transformar a saúde ganduense e das cidades vizinhas semelhante ao modelo de Ilhéus e Itabuna.

Foto Reprodução
Foto Reprodução

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para pacientes que apresentarem quadros virais e sintomas característicos do coronavírus, foi inaugurada na noite de desta sexta-feira (14). A cerimônia contou com a presença do Secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas que, afirmou sobre a pretensão do governo baiano em transformar a saúde ganduense e das cidades vizinhas semelhante ao modelo de Ilhéus e Itabuna.

Com nove leitos, sendo dois para o atendimento a pacientes críticos, a unidade será referência para cerca de 320 mil habitantes de doze municípios. "Além de enviar equipamentos, a Secretaria da Saúde do Estado destinará R$ 320 mil para o funcionamento da UPA", afirma Vilas-Boas.

Esteve presente na cerimônia, os prefeitos Carlos Alberto Liotério de Wenceslau Guimarães (Kaká), Everaldo Souza Santos de Piraí do Norte (Val), José Murilo Nunes de Souza, de Nova Ibiá (Murilo) e a Coordenadora do Núcleo Regional do Sul da Bahia. Além das secretárias de saúde, Ludmille Sampaio Barbosa, de Gandu, e Nívea Nunes de Nova Ibiá.

Para celebrar a abertura da UPA o prefeito Leonardo Cardoso juntamente o secretário estadual de saúde, fizeram o ato simbólico oficial da faixa de inauguração. Após isso, se dirigiram até a sala interna onde homenagearam in memoriam o Engenheiro Civil, Kleison Rosas, responsável pelo projeto de reestruturação física da UPA.

In memoriam - Engenheiro Civil Kleison Rosas

Estrutura montada

Com espaço subdividido, por meio de acesso independente, a UPA é composta por estrutura física equipada e recursos humanos qualificados para efetuar avaliação e atendimentos aos pacientes que apresentarem quadros virais e sintomas característicos do coronavírus.

Foto Repórter Bahia/Leandro Silva

Contando com aporte de ala exclusiva, a unidade possui nove leitos, sendo dois para pacientes críticos. Os leitos possuem 2 metros de distância entre eles, no intuito de evitar contaminação cruzada entre os pacientes.

Foto Leandro Silva/Repórter Bahia

A unidade está equipada com oxigênio, monitor, multiparâmetro, respirador, oxímetria, bomba de infusão, Para o atendimento do paciente que apresentar instabilidade ou gravidade no quadro clínico, será encaminhado para sala de urgência, com leitos de tratamento semi intensivo.

Ainda não está instalado a rede de gás para os respiradores que estará pronta em breve, conforme foi afirmado pela equipe responsável, ao ser questionado pelo secretário estadual de saúde.

Foto Leandro Barbosa

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis