Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Polícia

Greve da polícia civil deflagrada para hoje é considerada ilegal perante a justiça

O Sindpoc decidiu convocar uma carreata

Imagem de destaque da notícia

Em decisão proferida nesta segunda-feira (10), o desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia José Cícero Landin Neto declarou a ilegalidade da greve e da operação padrão dos servidores da Polícia Civil (PC) e do Departamento de Polícia Técnica (DPT), que seria deflagrada nesta terça-feira (11), por 24 horas.

O magistrado determinou a realização de trabalho regular dos membros das categorias, sob pena de multa diária de R$30 mil, em caso descumprimento.

"A deflagração do movimento grevista pelos Sindicatos e Associações rés, reveste-se de ilegalidade, ante a vedação constitucional e firme entendimento do STF. Os referidos pleitos da categoria, na forma do entendimento do STF, deverão ser dirimidos na forma do art. 165, do CPC", explicou o desembargador.

A Ação Coletiva Declaratória de Ilegalidade de Greve foi proposta pelo Estado da Bahia, através da Procuradoria Geral do Estado (PGE), contra o Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (Sindpoc); Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado da Bahia (Adpeb); Associação dos Escrivães de Polícia do Estado da Bahia (Aepeb); Associação dos Investigadores de Policia Civil do Estado da Bahia; Sindicato dos Peritos Técnicos do Estado da Bahia (Sindpep) e Associação do Movimento Unificado dos Policiais Civis da Bahia (Unipol-Ba).

A PGE informou que as associações e sindicatos mencionados deliberaram, após assembleia geral extraordinária ocorrida na última quarta-feira (5), pela deflagração de que greve por 24 horas no dia 11 e que a decisão de deflagração teria resultado de suposta ausência de protocolo de biossegurança para prevenção da covid-19, suposta proibição dos testes nas unidades policiais e percepção do adicional de insalubridade.

"Os danos para a segurança pública e as violações a direitos fundamentais serão levados a extremos com a paralisação das atividades dos servidores da Polícia Civil e do Departamento de Polícia Técnica, não sendo admissível sequer a chamada operação padrão, que nada mais é do que uma greve mitigada ,com desatendimento de demandas e o retardamento do exercício de atribuições funcionais, como tem reconhecido a jurisprudência pátria", argumentou a Procuradoria.

No site do Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (SINDPOC) consta a seguinte convocação;

O Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (SINDPOC) convoca todos os policiais civis para participar da Carreata, nesta terça-feira (11), com a concentração marcada para às 8hrs em frente ao prédio da Polícia Civil, na praça da Piedade com destino ao prédio Governadoria no Centro Administrativo da Bahia (CAB).


Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis