Para o aplicativo WhatsApp o projeto de lei das fake news aprovado ontem (1º) no Senado, pode ser "o fim das conversas particulares". A empresa enviou nota ao site O Antagonista, nela afirma que "notícias falsas são um grande problema social que existe há séculos em toda forma de comunicação".
O WhatsApp reclama de trecho do projeto que obriga os aplicativos a guardar por três meses dados de quem fizer disparo em massa de mensagens. No entendimento do aplicativo, isso vai obrigar as empresas a rastrear "tudo o que você disser ou encaminhar", o que "poderia ser usado contra você".
Confira a nota do WhasApp:
"Estamos decepcionados com a decisão do Senado. As notícias falsas são um grande problema social que existe há séculos em toda forma de comunicação. Estamos combatendo a desinformação por meio de mudanças significativas para reduzir mensagens em massa e virais, que geraram uma redução de 70% nas mensagens altamente encaminhadas no WhatsApp. Forçar as empresas a adicionar um carimbo permanente a todas as mensagens privadas enviadas pelas pessoas marcaria o fim das conversas particulares – tudo o que você disser ou encaminhar seria rastreado e poderia ser usado contra você. Esperamos que a Câmara dos Deputados defenda o direito de longa data à privacidade para os brasileiros e reconheça que enfraquecer a privacidade de todos e colocar pessoas inocentes em risco não é a solução. "