Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Covid-19

Número de casos confirmados de covid-19 cresce na região e UPA de Gandu continua sem funcionar

O funcionamento da UPA retira a responsabilidade do HJBA de realizar atendimento em pacientes suspeitos ou com covid-19. Logo, evita contaminação hospitalar em outros pacientes e também em mais profissionais. Por outro lado, sem respiradores aumenta a chance de óbito.

Imagem de destaque da notícia

No dia 23 de março, o governador Rui Costa anunciou novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atender pacientes com coronavírus, assim como a abertura de 16 novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). ainda não inauguradas, para fazer atendimento de triagem no interior. Visto que, a implantação de novos leitos no interior é fundamental para evitar um colapso em outros municípios de referência.

Na época as seguintes cidades receberam promessa do governo estadual que seriam assistidas com UPAs e respiradores. Foram; Alagoinhas, Araci, Brumado, Catu, Conceição do Coité, Gandu, Lauro de Freitas, Ipiaú, Itamaraju, Itacaré, Jaguaquara, Morro do Chapéu, Santo Antonio de Jesus, Serrinha, Tucano e Valença.

Até o momento em Gandu não há informações oficiais sobre o funcionamento da UPA do Hospital João Batista Assis. Tal preocupação se refere ao crescente número de casos confirmados de covid-19 na região. Atualmente, são;

Gandu: 26. Recuperados 6. 1 óbito
Wenceslau Guimarães: 14. 1 óbito
Piraí do Norte: 2
Nova Ibiá: 2, mas, recuperados
Presidente Tancredo Neves: 1, mas, recuperado

Desses casos confirmados, ativos são 34. Então, se algum paciente precisar de um leito de UTI necessariamente deve ser encaminhado para alguma Unidade Referência Microrregional de combate ao Covi19. Porém, a maioria está superlotada, como por exemplo, em Jequié e Itabuna.

Além disso na última sexta-feira (29), a Secretaria da Saúde de Gandu informou no boletim epidemiológico três profissionais de saúde contraiu o coronavírus. Por isso, o funcionamento da UPA retira a responsabilidade do HJBA de realizar atendimento em pacientes suspeitos ou com covid-19. Logo, evita contaminação hospitalar em outros pacientes e também em mais profissionais. Por outro lado, sem respiradores aumenta a chance de óbito.

Neste final de semana, o Governo do Estado da Bahia enviou equipamentos para estruturação da Unidade Referência Microrregional de combate ao Covid-19 em Ituberá. Chegaram para o município;

2 Ventiladores Mecânicos, 5 Cilindros de Oxigênio portátil, 1 Eletrocardiógrafo, 4 Monitores Multiparamétricos. Dessa forma, totalizando o valor de R$ 176.234,19 em equipamentos. Com isso, deve beneficiar Taperoá, Nilo Peçanha, Ituberá, Cairú, Camamu e Igrapiúna.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis