Alguns bares da cidade ainda resistem às determinações de isolamento e adotaram "jeitinhos" para continuar servindo bebidas no local – o que é vetado ou flexibilizado pelo poder executivo. A reportagem percorreu vias do centro e dos bairros de Gandu e há bares com várias pessoas consumindo bebidas alcoólicas.
Bairros flagrados; Teotonio Calheira, Renovação 1 e 2, Polivalente, Dois de Julho, Casas Populares, Bela Vista, Eliseu Leal, ou seja, na cidade toda. Além disso, existem registros constantes da falta de bom senso dos donos de estabelecimentos comerciais para cumprirem as medidas de combate ao coronavírus.
Sabe-se, que vender na modalidade delivery é o ideal, até porque pequenos, médios e grandes comerciantes de vários segmentos comerciais estão fechados por conta do decreto municipal e não encontram possibilidades de trabalharem com disque entrega. Inclusive parte do comércio correm o risco de fecharem definitivamente por conta do efeito coronavírus.
O Repórter Bahia não está fazendo campanha contra a economia local, mas, alertando e colaborando com a população e gestão pública de Gandu e cidades vizinhas a não permitir a disseminação do coronavírus. Por outro lado, agências bancárias e supermercados não estão impondo limites do acesso e do distanciamento social, imagine se estabelecimentos essenciais e não essenciais 'afrouxarem' as medidas contra a covid-19?