O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) abriu procedimento investigativo para apurar a contaminação de profissionais de saúde do Hospital Geral de Ipiaú e dá prazo de cinco dias para diretor de unidade se manifestar sobre as medidas de prevenção adotadas para conter a pandemia do novo coronavírus.
De acordo com órgão estadual, todos os pacientes que contraíram a Covid-19 são funcionários do Hospital Geral, razão pela qual deve ser investigada a conduta da unidade diante dos riscos causados pela doença.
Expeça-se ofício solicitando informações sobre a implantação e o andamento das medidas preventivas adotadas para contenção do avanço do coronavírus, especificamente acerca da recente contaminação de profissionais de saúde por uma paciente atendida na unidade, plano de ação e de enfrentamento, portarias internas expedidas, funcionamento da ala Sindresp, realização de testes com os profissionais de saúde e resultados, estoque e uso racional de EPI"s", escreveu a promotora de Justiça Rafaella Silva Carvalho.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, o município de Ipiaú já tem 13 casos confirmados de coronavírus e todos os infectados são profissionais de saúde da cidade e atuam no Hospital Geral. Ainda conforme a pasta, pelo menos, onze infectados são médicos e enfermeiros que contraíram a doença em um curto espaço de tempo, o que indica uma contaminação no local de trabalho.