O Novo Coronavírus (Covid-19) chegou ao Baixo Sul da Bahia a partir do Médio Rio de Contas. O Baixo Sul e o Médio Rio de Contas são Territórios de Identidade, segundo a Superintendência de Estudos Sociais e Econômicos da Bahia, formado por municípios que apresentam semelhanças socioeconômicas entre outras características. Alguns dos municípios desses dois Territórios de Identidade são centros de zona, aqui serão mostrados apenas Jequié, Valença Ipiaú e Gandu como pode ser visto na figura abaixo.
Os centros de zona citados acima exercem certas influências sobre outros municípios menores. No Baixo Sul da Bahia tem-se os centros de zona B representado pelo município de Gandu que pode estabelecer até 17 relacionamentos e tem-se o centro de zona sub-regional B representado pelo município de Valença, que pode estabelecer até 71 relações, isso, segundo o IBGE. No Médio Rio de Contas tem-se o centro de zona A representado pelo município de Ipiaú podendo estabelecer até 49 relacionamentos e o centro de zona sub-regional A chegando a estabelecer 112 relacionamentos. Desses centros de zona, apenas Valença não tem caso confirmado para COVID-19 de acordo com o Boletim Epidemiológico Nº 14—09/04/2020.
O município de Gandu, classificado como centro de Zona B, disponibiliza vários serviços especializados, atraindo pessoas dos municípios vizinhos, isso ocasiona maior circulação de pessoas em transportes coletivos intermunicipal considerando um cenário de funcionamento parcial do comércio, o que pode agravar o espalhamento da COVID-19 em Gandu e nos municípios com os quais estabelece relações. Além dessa relação com municípios que não são centros de zonas, pode acontecer relacionamentos entre centros de zona de hierarquias diferentes, geralmente, pela disponibilidade de serviços um pouco mais especializados e maiores oportunidade de emprego, isso atrai pessoas de centros de zonas menores, tanto para consumir quanto para trabalhar. São duas situações que pode favorecer a importação de caso de outros municípios. Foi dessa maneira que o município de Gandu teve seu primeiro caso confirmado importado do município de Ipiaú que é um centro de zona de hierarquia superior. O município de Gandu poderia estar enfrentando outra situação se o paciente do caso confirmado fosse assintomático. Vale lembrar que esse primeiro caso de Gandu aconteceu em um cenário de funcionamento parcial do comércio.
No presente texto analiso brevemente uma perspectiva de agravamento ao espalhamento da COVID-19. Meu objetivo maior é corroborar com as decisões dos órgãos de saúde que pedem, incansavelmente, para que a população atenda suas recomendações. Se você reside em algum dos municípios do Baixo Sul da Bahia, respeite as recomendações da prefeitura. Evite se deslocar de um município para outro, principalmente, para os municípios com casos confirmados.
* Com Informações de Samuel de Amaral Macedo - Geógrafo pela UESC - Mestrando em Geografia pela Unicamp