A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou, neste sábado (4), mais 46 novos casos de contaminação pelo novo coronavírus no estado, com oito óbitos. Com isso, o total de casos confirmados no estado totaliza 336, o que representa 5,17% do total de casos notificados.
Até o momento, 1.913 casos foram descartados. Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas desta sábado (4). Ao todo, 63 pessoas estão recuperadas e 33 estão internadas, sendo 18 em UTI.
Os casos confirmados estão distribuídos em 40 municípios do estado.
De acordo com o boletim da Sesab, através de busca ativa com hospitais do estado, identificou-se que no período de 27/03 a 04/04, 175 pacientes estão internados, sendo que 33 são confirmados para COVID-19 (18 em UTI, 08 em enfermaria e 07 estão sem informação) e 142 casos estão como suspeitos e em monitoramento, aguardando resultado laboratorial.
Perfil
O coeficiente de incidência é de 2,26/100.000 habitantes. Quanto ao sexo dos casos confirmados, 50,89% são do sexo masculino e 49,11% feminino.
A mediana de idade é 46,25 anos, variando de 6 meses a 95 anos. A faixa etária mais acometida foi a de 30 a 39 anos, representando 25,30% do total. Porém, o coeficiente de incidência por 100.000 habitantes foi maior na faixa de 50 a 59 anos (4,18/100.000 hab) , indicando o maior risco de adoecer entre os idosos
A mediana de idade é 46,25 anos, variando de 6 meses a 95 anos. A faixa etária mais acometida foi a de 30 a 39 anos, representando 25,30% do total. Porém, o coeficiente de incidência por 100.000 habitantes foi maior na faixa de 50 a 59 anos (4,18/100.000 hab) , indicando o maior risco de adoecer entre os idosos.
A Sesab destaca que os números são dinâmicos e na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação.
O diagnóstico positivo para o novo coronavírus pode cursar com grau leve, moderado ou grave. A depender da situação clínica, pode ser atendido em unidades primárias de atenção básica, unidades secundárias ou precisar de internação. Mesmo definindo unidades de referência, não significa que ele só pode ser atendido em hospital.
Os casos graves devem ser encaminhados a um hospital de referência para isolamento e tratamento. Os casos leves devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e instituídas medidas de precaução domiciliar.
Mortes
Foi confirmada na manhã deste sábado (4), pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a sétima morte de paciente no estado em decorrência do coronavírus. A paciente era uma mulher de 28 anos e havia dado à luz há cerca de uma semana.
Este é o caso de morte por coronavírus com paciente mais jovem na Bahia. Antes, o paciente mais novo a morrer em decorrência da doença no estado tinha 44 anos.
Segundo a Sesab, Rafaela de Jesus Silva de 28 anos morava na região de Trancoso, localidade de Porto Seguro, no sul da Bahia, e tinha ido a Itapetinga, na mesma região, realizar uma cesária.
Ela teve alta e, sete dias após o parto, apresentou quadro de insuficiência respiratória, tendo sido internada no Hospital Cristo Redentor, da rede pública, em Itapetinga. A morte da paciente foi constatada na quarta-feira (1º).
Toda a equipe médica e os familiares que tiveram contato com Rafaela estão sendo monitorados.
Rafaela tinha dado à luz pouca mais de uma semana antes de apresentar quadro de insuficiência respiratória — Foto: Reprodução/TV Bahia
A primeira morte no estado foi notificada no último domingo (29). Era um homem de 74 anos, residente em Salvador, que estava internado no Hospital da Bahia, com outras doenças associadas. Ele era hipertenso, ex-fumante, dislipidêmico (com índice alto de gordura no sangue) e com sinais radiológicos de enfisema pulmonar.
A segunda morte foi registrada na segunda-feira (30). O paciente era um idoso de 64 anos que estava internado no Hospital Aliança, unidade particular da capital baiana. O secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas Boas, detalhou que o paciente era diabético e hipertenso.
A terceira foi divulgada na última quinta-feira (2). O paciente era um homem de 88 anos, diabético, cardiopatia em uso de marca passo e tabagista até os 40 anos. Ele estava na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital da Bahia desde o dia 23 de março.
A quarta, quinta e sexta morte foram divulgadas na manhã desta sexta. O primeiro paciente era um homem de 79 anos que estava internado no Hospital Cárdio Pulmonar, em Salvador, desde o último dia 15. O segundo foi uma paciente era uma mulher de 44 anos, hipertensa, asmática e obesa, que estava internada em um hospital público de Salvador, desde 24 de março. O terceiro caso foi um homem de 80 anos, com doença cardíaca preexistente, residente de Utinga, município do centro sul baiano, localizado na região da Chapada Diamantina.
A oitava vítima é um homem de 55 anos que estava internado no Hospital Aeroporto, em Lauro de Freitas, e faleceu na tarde de hoje (4). A morte foi confirmada pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). O paciente apresentava tosse, febre, dispneia e dor de garganta.
Até a manhã deste sábado, a Bahia havia registrado 332 casos confirmados do coronavírus.
* Com informações do G1 Bahia e Sesab. Atualização em 21h42