Com o decreto valendo desde segunda-feira,(23), o comércio continua fechado parcialmente que também recomenda limitações do funcionamento de bancos e casas lotéricas. As medidas servem para prevenir do Coronavírus (Covid-19).
De acordo com o decreto, há exceções para estabelecimentos comerciais essenciais como supermercados, vendedoras de produtos para animais, hortifruti, farmácias e postos de combustíveis. Hoje o prefeito Leonardo Cardoso determinou através de decreto a abertura de compradoras de produtos agrícolas.
Embora a vigilância sanitária e ambiental do município façam fiscalização dos pontos comerciais, do atendimento bancário e das lotéricas e com todas as recomendações do Ministério da Saúde ou com procedimentos preventivos dos estabelecimentos as pessoas formam filas enormes nas ruas para obter algum tipo de serviço.
A redação do Repórter Bahia recebeu registros dos cidadãos preocupados com a possibilidade de ocorrer aglomeração de pessoas nas filas de bancos, de lotéricas e em comércios com serviços essenciais. No flagrante dos cidadãos preocupados, é perceptível ver várias pessoas na parte externa dos bancos e lotéricas, e concentradas em alguns pontos da cidade.
Na manhã desta sexta-feira, fiscais da vigilância sanitária de Gandu voltaram a realizar mais uma ação de conscientização sobre a necessidade de evitar aglomerações e organização das filas nas loterias, agências bancárias e postos de pagamento, respeitando a distância de 1,5 metros de cada pessoa.
DISTÂNCIA
Os bancos e casas lotéricas mantém a distância de pelo menos um metro e meio entre os pontos de atendimento, bem como entre os clientes nas filas ou espaços de espera.