Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Eleições 2020

Ética, política e decisão pessoal

O que queremos para a população? Essa é a pergunta ética de fundo. Trata-se de uma pergunta que também o político se faz, embora responda relativamente ao que lhe interessa mais.

Imagem de destaque da notícia

Os caminhos da política são resultado do contexto sócio-econômico e das relações de poder, de tal modo que o político deve se orientar por uma "racionalidade política", na qual opções éticas devem ter espaço.

Esse ano de 2020 as tensões psicológicas estarão fortes por causa de outra tensão chamada política. Com certeza pessoas de várias idades estarão por aí com um candidato dizendo; 'esse é meu'. Essas mesmas pessoas vão brigar, vão causar desunião e desordem, muita das vezes com agressividade ou violência.

Trata-se de uma idéia ética, que desemboca numa prática porque põe em movimento todas as decisões políticas. Isso não quer dizer quer sempre se faz o bem: a decisão moral pode ser positiva ou negativa, conforme o critério utilizado. O que queremos para a população? Essa é a pergunta ética de fundo. Trata-se de uma pergunta que também o político se faz, embora responda relativamente ao que lhe interessa mais. Então, entre os níveis político e ético há uma conexão porque o nível político é feito por seres humanos. Não existe uma política que se faça por si só, mais há contínuas decisões tomadas numa direção, ou na outra. Por isso, um fundamento da vida política é um fundamento ético, o que não significa confundir ética com política, pois as decisões tomadas numa base ética implicam uma discussão mais ampla no nível político.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis