O nível do Rio Cachoeira aumentou nove metros em Itabuna, no sul da Bahia, até a noite desta sexta-feira (2). Diante da situação, a cidade teve alagamentos na sede e na zona rural. Segundo a Defesa Civil, até o momento Itabuna não registrou nenhuma vítima.
Ainda de acordo com o órgão, o aumento aconteceu por causa das chuvas nas cabeceiras dos rios que formam a bacia do Cachoeira: Piabanha, Salgado e Colônia.
Durante a tarde, a informação é que o rio havia subido 5,5 metros. Três metros desse valor foram registrados apenas na quinta-feira (1º). O aumento preocupa entidades e moradores da região, afinal o rio corta a cidade de Itabuna e sua cheia deixou as ruas da cidade alagadas durante os temporais de dezembro de 2021.
De acordo com o diretor da Defesa Civil da cidade, Caíque Brito, foram registrados mais de 200 milímetros de acumulado de chuva no Piabanha só nas últimas 24 horas. A situação fez com que a cidade de Arataca, próxima ao rio, ficasse isolada.
Além do acumulado no Rio Piabanha, a sede de Itabuna registrou 151 milímetros de chuva só nesta sexta, em apenas 12h. A situação é preocupante, porque
"Essa água do Rio Piabanha não teve nenhum tipo de contenção e escorreu para o Rio Cachoeira. Com a chuva em Itabuna, as águas dos canais também foram para o rio e o nível subiu bastante", explicou Caíque.
O diretor ainda pontua que a chuva registrada na cabeceira do Rio Piabanha já é maior do que a do ano passado.