A Polícia Rodoviária Federal (PRF) finalizou na última sexta-feira (8) a VIII etapa da Operação Cavalo de Aço. Desta vez, as ações foram operacionalizadas no perímetro da BR-101 de Gandu, de Wenceslau Guimarães, de Teolândia e de Presidente Tancredo Neves.
Durante os dois dias de execução das atividades, foram fiscalizados 188 veículos e 235 pessoas, lavrados 237 autos de infrações por irregularidades diversas, com destaque para o elevado número de condutores de motocicletas que não possuíam Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e não utilizavam capacete, bem como foi flagrado um grande número de ultrapassagens em local proibido. Além disso, 38 testes de alcoolemias foram realizados e 35 veículos recolhidos. No combate à criminalidade, duas pessoas foram detidas.
Dentre as ocorrências registradas no período, destaca-se a prisão de um idoso de 67 anos por porte ilegal de arma de fogo, registrada na cidade de Gandu/BA.
A escolha da PRF para os locais de desencadeamento de Operações Temáticas, como a Operação Cavalo de Aço, é baseada em estudos estatísticos e de policiamento orientado que definem locais e horários para sua realização. A Instituição alerta que muitos dos acidentes envolvendo motocicletas, motonetas ou ciclomotores ocorrem por imprudência ou até mesmo imperícia do condutor.
Fonte: Agência PRF