O prefeito Leonardo Cardoso assinou mais uma nova ordem de serviço para o município. Nesta manhã de quarta-feira (15), por volta das 10h foi autorizado a construção de uma encosta com solo grampeado no Bairro Portelinha.
Segundo o engenheiro civil José Domingos, a execução da obra se baseia na estabilização por solo grampeado que é a perfuração do local. Em primeiro momento acontecerá a limpeza e retirada da vegetação do que já foi erodido. "Após isso, será regularizado geometricamente os taludes com escavação manual e mecanizada. Sendo o próximo passo, a aplicação dos grampos com perfuração do solo através de equipamentos específicos e inserção de armaduras concretadas", explica. Toda a concretagem serve de revestimento dos taludes. Além disso, ainda segundo o engenheiro, é necessário a realização da drenagem e estabilização do reforço da fundação das casas.
É uma obra que tem duração de cinco a seis meses. Em eventuais situações de chuvas pode ocorrer uma pequena ampliação de dias para finalizar. Provavelmente, em dezembro os moradores poderão retornar para suas residências, uma vez que, haverá a conclusão da encosta.
Ao Repórter Bahia, o prefeito Leonardo Cardoso (PP) disse que a prefeitura vem realizando uma série de investimentos para o município e assinando ordens de serviços em todas as áreas. No seu depoimento, o chefe do executivo municipal explica que as ações são direcionadas para todas as áreas, tais como, saúde, educação, infraestrutura, esporte, lazer e cultura. "Hoje, a obra da encosta do bairro Portelinha tira a aflição dos moradores que residem no local, pois quando chove as famílias ficam preocupadas e agora o problema está sendo solucionado", salientou o prefeito.
Na época da enchente, famílias tiveram que deixar suas residências e foram socorridas pelo social da prefeitura. "Atualmente, estão abrigadas em outros locais na expectativa do retorno e agora por meio da obra daremos conforto e segurança para todos", concluio prefeito.