Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Tecnologia e energia elétrica

Chesf apresenta resultados do projeto de Modernização da Usina Hidrelétrica (UHE) de Paulo Afonso IV

No médio e longo prazo, com a propagação da adoção da metodologia, a Chesf terá benefícios em todo o ciclo de vida do projeto, incluindo a gestão de ativos, operação e manutenção.

Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf). Foto: Severino Silva
Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf). Foto: Severino Silva

No último dia 2 de junho, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) promoveu apresentação sobre o resultado do levantamento e Modelagem da Informação da Construção (BIM – Bulding Information Modeling) executados no projeto de Modernização da Usina Hidrelétrica (UHE) de Paulo Afonso IV.

O escaneamento para obtenção de nuvens de pontos com equipamentos terrestres e aéreos com laser foi realizado, permitindo a criação de modelos com dados geométricos e não geométricos do estágio atual da Usina, chamado de "as is" ("como é"), que permitirá a análise em 3D do que será substituído, modificado ou implantando, em ambiente 100% virtual, evitando retrabalho e aumento de custos, quando comparado com o método convencional de trabalho.

O modelo apresentado pela Voith Hydro - consultoria contratada para realizar o escopo da modernização eletromecânica e digitalização dos sistemas existentes - também servirá de base para a inserção dos projetos executivos dos novos sistemas que serão implantados, transformando-o, ao final, em "as built" ("como construído") beneficiando a fase de operação e manutenção da Companhia.

A adoção dos princípios, boas práticas e tecnologias baseadas no BIM permitirá, no curto prazo, a obtenção de diversos benefícios como: integração entre disciplinas do projeto, detecção prévia de interferências, diminuição de retrabalho, custos e tempo envolvidos na fase de planejamento e construção, antecipação de problemas de projeto e construtivos antes da execução, dentre outros.

No médio e longo prazo, com a propagação da adoção da metodologia, a Chesf terá benefícios em todo o ciclo de vida do projeto, incluindo a gestão de ativos, operação e manutenção.

A área de Geração da Chesf, representada nesta ação pela Superintendência de Engenharia de Geração (SEG) e seus departamentos, passou por capacitações ao longo dos últimos três anos para avançar no uso e aplicação desta tecnologia, nas fases de planejamento e construção dos empreendimentos de geração.

Já são mais de 20 profissionais treinados, que passarão a utilizar ferramentas atualizadas e processos estruturados, permitindo o desenvolvimento e acompanhamento de projetos dentro de uma nova concepção de Engenharia. Uma atividade semelhante também está sendo realizada em outro projeto de Geração: Modernização da UHE Sobradinho.

(Edição: Thais Neves, Chesf)


Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis