Começa nesta terça-feira (18) o primeiro pagamento do Auxílio Gás, do Governo Federal. Cerca de 5,4 milhões de famílias serão beneficiadas pelo programa, que será liberado a cada dois meses durante cinco anos.
O saque do benefício pode ser feito em agências e terminais de autoatendimento da Caixa Econômica Federal, além de lotéricas e correspondentes bancários. O auxílio é de R$ 52 por família, o que equivale a metade do custo médio do gás no país.
O valor também pode ser usado para pagamento de compras e contas, através do aplicativo Caixa Tem.
A Caixa informou ainda que os valores do Auxílio Brasil e o vale-gás poderão ser sacados e movimentados online de maneira semelhantes. Cartões e senhas utilizados para saque do Auxílio Brasil poderão ser usados para receber o Auxílio Gás.
Veja o calendário de recebimento do mês de janeiro:
Forma de participação
Segundo o Ministério da Cidadania, as famílias entrarão no programa de forma gradativa, até que todos os beneficiários do Auxílio Brasil sejam contemplados. A previsão para isso acontecer é até setembro de 2023.
Nos primeiros 90 dias, terão prioridade para o pagamento do auxílio gás os beneficiários do Auxílio Brasil com menor renda per capita e maior quantidade de integrantes na família.
O auxílio gás usará a base de dados do Cadastro Único e do BPC para fazer o pagamento. Por isso, não haverá possibilidade de se inscrever para receber o benefício.
De acordo com o Ministério da Cidadania, haverá revisão bimestral dos beneficiários, o que pode levar ao cancelamento do benefício caso as famílias deixem de atender aos requisitos do programa.
Não serão computados como renda mensal da família benefícios concedidos pelo Auxílio Brasil. Além disso, o recebimento de outros auxílios não é impedimento para o auxílio gás. Não é necessário prestar contas do recurso transferido.