As fortes chuvas que atingem o sul da Bahia devem continuar nos próximos dias, segundo previsão da agência de meteorologia Climatempo. As condições climáticas deixaram 31.405 desabrigados e 31.391 desalojados e 20 mortos.
O tempo segue instável nesta segunda-feira (27), com condições para chuva frequente, por vezes forte, e que eleva ainda mais os acumulados (especialmente no litoral, sul e centro-oeste do estado). A Climatempo alerta para o risco de novas enchentes, transbordamentos de rios e córregos, alagamentos e deslizamentos de terra.
A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que favoreceu a grande quantidade de chuva, tende a se desconfigurar ao longo desta segunda, mas muitas instabilidades ainda vão atuar no estado. Por isso, há expectativa para pancadas fortes de chuva nos próximos dias, principalmente no sul e oeste do estado. O litoral também terá chuva forte neste início de semana.
A quantidade de chuva deve diminuir no decorrer da semana, comparada com o volume já registrado. No entanto, como o solo está muito encharcado e muitas cidades ainda estão debaixo d'água, é importante permanecer atento.
Mortos e desabrigados
A Bahia contabiliza, até esta segunda-feira (27), 31.405 desabrigados e 31.391 desalojados, de acordo com dados enviados pelas prefeituras e totalizados pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec). O total de municípios afetados chega a 116, sendo que 100 deles já decretaram situação de emergência.
Foram registrados ainda 358 feridos e 20 mortos. Os dois óbitos mais recentes ocorreram em Itabuna: uma mulher de 33 anos, vítima de desabamento, e um homem, de 21 anos, levado pela correnteza. O total de pessoas afetadas é superior a 470 mil (471.009).