A Vigilância Epidemiológica de Piraí do Norte publicou uma nota para o público após o Jornal Folha de São Paulo noticiar nesta sexta-feira (2), que municípios baianos aplicaram doses de vacinas covid vencidas.
Segundo a Vigilância Sanitária, não é verdadeira a informação de que teriam sido aplicadas duas doses de vacinas vencidas na cidade. O município recebeu de fato, dois dos lotes apontados na reportagem (CTMAV506 e 4120ZOO5), sendo que todas as doses foram aplicadas antes da data de vencimento dos imunizantes.
Em nota, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) já esclareceu que apenas a notificação, ou seja, o registo no sistema do Ministério da Saúde ocorreu depois da data de vencimento da vacina - e não a sua aplicação.
A Vigilância ainda diz que, Piraí do Norte já aplicou quase 2.300 (duas mil e trezentas) doses da vacina contra a Covid-19, tendo cumprido todas as metas exigidas pela Sesab na luta contra o novo coronavírus. "Seguiremos trabalhando de maneira técnica, eficiente e combativa a fim de garantir a saúde de toda a nossa população. Diga NÃO à desinformação. Fake News é crime", finaliza.